Número um: que serviços pode oferecer online?
Veja na parte 2 a lista das plataformas que ajudam pequenos empreendedores e freelancers a encontrar clientes e a dar um salto nas suas carreiras!
“Sou freelancer”, “trabalho a partir de casa”, “trabalho remotamente”: é cada vez mais comum ouvirmos estas frases. A nova geração de nativos digitais é empreendedora e parece saber exactamente onde encontrar clientes online. Mas afinal, como é se começa uma carreira de freelancer?
Se o seu objectivo é trabalhar a partir de casa, pense bem nos serviços que pode efectuar bem, rapidamente e à distância. Há certas profissões que se ajustam muito bem a este tipo de trabalhos, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com o marketing e comunicação: designers, marketeers, relações públicas, copywriters, tradutores, explicadores e professores, programadores, artistas multimédia, etc.
Mas nem só os profissionais que trabalham à distância podem oferecer os seus serviços online e começar uma carreira de freelancer. Também pode anunciar serviços a fazer na casa do cliente, como por exemplo: electricidade, pintura, pichelaria e outros trabalhos em casa; personal trainers, explicadores, consultas e serviços de enfermagem ao domicílio, entre outros.
Número dois: como encontrar clientes online?
Uma das maiores dificuldades de alguém prestes a lançar-se como freelancer é encontrar os seus primeiros clientes. Felizmente, hoje em dia já há várias plataformas/websites onde pode começar a comunicar com pessoas interessadas nos seus serviços. Normalmente, estes websites são gratuitos ou têm um custo baixo, o que se ajusta ao orçamento de startup. Mas para ter sucesso a encontrar clientes online, é importante perceber qual é a plataforma mais indicada para os seus serviços!
Algumas plataformas destinam-se apenas a trabalhos que pode fazer remotamente - e podem estar direccionadas a apenas a um tipo de profissionais (por exemplo, apenas a professores ou apenas a tradutores) - enquanto outras incluem todo o tipo de trabalhos. Em Portugal, a Zaask e a Fixando são duas das plataformas mais versáteis. Pode encontrar trabalho em diversas áreas, tanto na sua zona de residência como mais longe (caso o cliente indique que a localização é indiferente).
Veja na parte 2 a
lista das plataformas que ajudam pequenos empreendedores e freelancers a encontrar clientes e a dar um salto nas suas carreiras!
Comentários
Enviar um comentário