Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Como Organizar o Tempo para os Exames Nacionais

1. Estabelecer um horário O primeiro passo para organizar o tempo para os exames nacionais é estabelecer um horário de estudo. Se pensar no estudo como um trabalho, não deve estudar mais do que oito horas por dia. Isto porque, ao contrário do que se pode pensar, estudar mais não é estudar melhor. Pelo contrário, é contraproducente. O nosso cérebro tem a capacidade de ficar completamente concentrado durante 30 minutos. Algumas pessoas conseguem focar-se mais tempo, mas nunca mais de 90 minutos. Por isso, não adianta forçar o estudo. Precisa de estudar meia hora ou uma hora de cada vez, sempre com breves pausas pelo meio. 2. Fazer pausas para refeições Por falar em estabelecer um horário, é importante fazer refeições completas. Saltar refeições só faz com que o nosso corpo entre ainda em mais esforço! Os estudantes devem fazer um pequeno almoço completo, refeições equilibradas ao almoço e ao jantar . Além disso, podem comer alguns snacks a meio da manhã e da tarde. Quem está a estudar

Como começar uma carreira de freelancer? (Parte 1)

Número um: que serviços pode oferecer online?

Veja na parte 2 a lista das plataformas que ajudam pequenos empreendedores e freelancers a encontrar clientes e a dar um salto nas suas carreiras!

“Sou freelancer”, “trabalho a partir de casa”, “trabalho remotamente”: é cada vez mais comum ouvirmos estas frases. A nova geração de nativos digitais é empreendedora e parece saber exactamente onde encontrar clientes online. Mas afinal, como é se começa uma carreira de freelancer?



Se o seu objectivo é trabalhar a partir de casa, pense bem nos serviços que pode efectuar bem, rapidamente e à distância. Há certas profissões que se ajustam muito bem a este tipo de trabalhos, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com o marketing e comunicação: designers, marketeers, relações públicas, copywriters, tradutores, explicadores e professores, programadores, artistas multimédia, etc.

Mas nem só os profissionais que trabalham à distância podem oferecer os seus serviços online e começar uma carreira de freelancer. Também pode anunciar serviços a fazer na casa do cliente, como por exemplo: electricidade, pintura, pichelaria e outros trabalhos em casa; personal trainers, explicadores, consultas e serviços de enfermagem ao domicílio, entre outros.

Número dois: como encontrar clientes online?

Uma das maiores dificuldades de alguém prestes a lançar-se como freelancer é encontrar os seus primeiros clientes. Felizmente, hoje em dia já há várias plataformas/websites onde pode começar a comunicar com pessoas interessadas nos seus serviços. Normalmente, estes websites são gratuitos ou têm um custo baixo, o que se ajusta ao orçamento de startup. Mas para ter sucesso a encontrar clientes online, é importante perceber qual é a plataforma mais indicada para os seus serviços!

Algumas plataformas destinam-se apenas a trabalhos que pode fazer remotamente - e podem estar direccionadas a apenas a um tipo de profissionais (por exemplo, apenas a professores ou apenas a tradutores) - enquanto outras incluem todo o tipo de trabalhos. Em Portugal, a Zaask e a Fixando são duas das plataformas mais versáteis. Pode encontrar trabalho em diversas áreas, tanto na sua zona de residência como mais longe (caso o cliente indique que a localização é indiferente).

Veja na parte 2 a lista das plataformas que ajudam pequenos empreendedores e freelancers a encontrar clientes e a dar um salto nas suas carreiras!

Comentários

Mensagens populares