Hoje em dia são
poucas as dúvidas entre os profissionais de marketing de que o SEO e as redes
sociais são dois componentes indispensáveis em qualquer estratégia eficaz de
marketing digital. Afinal, o SEO é indiscutivelmente a tática fundadora do marketing
digital, e as redes sociais são o local online onde os públicos se reúnem,
compartilham e se envolvem todos os dias.
No entanto, ao
longo dos anos tem havido alguma confusão sobre como estas duas táticas
funcionam juntas para alcançar resultados de marketing, e compreensivelmente.
Em 2010, o Google disse ao Danny Sullivan do site Search Engine Land que os
links compartilhados no Facebook e Twitter eram usados como fatores de rankings.
No entanto, em 2014, Matt Cutts do Google publicou um vídeo a informar que as
paginas do Facebook e Twitter eram tratadas como qualquer outra pagina web, ou
seja, as redes socias deixaram de ser um fator de classificação direta.
No entanto, independentemente
de as redes socias serem usadas como um fator de classificação, quando feito de
maneira correta, podem melhorar o seu SEO, mas como? Abaixo ficam 3 razões e
algumas dicas para tornar o seu conteúdo social amigável para SEO.
1. As redes sociais podem originar backlinks de qualidade
Embora a
classificação em backlinks tenha evoluído ao longo dos anos, o número de
backlinks de qualidade que um site possui é um importante fator de
classificação para os motores de busca. Como resultado, a construção de links
ou o crescimento de links ainda é uma tática amplamente utilizada entre os
marketeers e, as páginas das redes sociais podem ser o cenário ideal para
atrair links.
A lógica é bastante
simples, o marketing de redes sociais consiste em partilhar o melhor conteúdo e
promover o envolvimento em torno desse conteúdo. Quanto mais atrativo o
conteúdo mais as pessoas vão partilhar e, por conseguinte, mais oportunidades as
pessoas terão de encontrar e linkar para o seu conteúdo.
2. As redes sociais aumentam a visibilidade do seu conteúdo
As páginas de redes
sociais dão ao seu site e ao conteúdo do seu blog outro “lugar para viver” e
incentivam a discussão. E, enquanto as suas páginas podem ser muito mais que
uma plataforma promocional, um dos maiores benefícios das redes socias é o
potencial que o seu conteúdo pode obter.
Sem as redes
sociais, a sua classificação está apenas à disposição do Google orgânico, sem
esforços sociais, pagos ou promocionais, irá apenas publicar e esperar obter
alguma coisa. Ou seja, é importante promover o conteúdo através das redes
sociais para que tenha uma maior visibilidade, o que fará com que suba nos
rankings do Google.
3. As redes sociais ajudam a criar a consciência da marca
As páginas de redes
sociais adicionam outro espaço digital para o seu público-alvo o encontrar e se
envolver consigo, permitindo-lhe criar o seu próprio publico e a sua marca.
Quando isso acontece as pessoas irão reconhecê-lo nas buscas e terão uma maior
tendência em clicar no seu site. Além disso, a consciência de marca que
construiu nas redes sociais poderá significar que o tráfego de pesquisa
orgânica chega ao seu site ou a outras redes sociais.
Dicas
rápidas para “Casar” o Social com SEO
Enquanto que as
redes sociais podem adicionar um pequeno impulso aos seus esforços de SEO, o
inverso também é verdade. Aqui ficam algumas dicas rápidas para juntar o
conteúdo social com o SEO.
- Otimize os seus posts e perfis –
As plataformas de redes sociais são motores de busca então, certifique-se de
criar posts com usuários e SEO em mente. Alem disso, otimize os seus perfis
sociais com a mesma lógica.
- Utilize hashtags corretas –
Especialmente quando se trata de Twitter e Instagram, os hashtags são como as
pessoas encontram o conteúdo pretendido. Teste as melhores táticas para as
diferentes plataformas de modo a saber como as usar corretamente.
- Mensagens sociais otimizadas para novos conteúdos – qualquer conteúdo que esteja a criar para o seu site ou blog deve
ter um componente de SEO. À medida que cria esse conteúdo, crie posts
otimizados nas redes sociais para acompanhar o conteúdo. Isso irá ajudá-lo a
criar mensagens relevantes que podem ser encontradas nas pesquisas nativas.
- Mencione e marque
para criar mais relevância – Mencionar e marcar outras páginas e utiizadores no
seu conteúdo é uma das melhores formas de ampliar os seus posts. Não só os que
marcar e mencionar serão notificados quando fizer isso como serão “obrigados” a
participar no seu post e a partilhar com a sua audiência. Quanto mais ações e
compromissos, melhor o alcance e mais potencial terá para direcionar tráfego de
qualidade e backlinks.
Comentários
Enviar um comentário