Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Qual o melhor tipo de coloração para o seu cabelo?

Fiquei a saber que um milhão de portuguesas pinta o cabelo de louro . Será que o louro também é a cor indicada para si? Ou ficava melhor se fosse ruiva? Qual passa uma imagem mais profissional? De certeza que já conheceu pessoas que não ficam bem de cabelo pintado, pois não encaixa no resto do visual. A pensar nisso, deixo aqui algumas dicas para escolher o melhor tipo de coloração para o seu cabelo.   Identifique a sua cor base O primeiro passo para escolher a melhor coloração para o seu cabelo é identificar a sua cor base. Olhe para a tabela de cores e escolha o preto, o castanho, o ruivo ou o loiro mais próximo da sua cor natural. Se a cor que quer pintar for só dois tons mais claros, só precisa de usar um oxidante leve. Por outro lado, se quer pintar cores que estão a quatro ou mais tons “distância”, tem de fazer a descoloração duas vezes, o que danifica mais o cabelo. Avalie o subtom da sua pele Por norma, os resultados mais naturais são com as cores que não ficam muito d...

Topógrafos em Lisboa: uma profissão subestimada em Portugal

Fonte

Não fosse a obrigatoriedade de apresentar estudos geo-topográficos para pedir licenças de construção, a maioria de nós nunca teria ouvido falar da profissão de topógrafo. Porém, os estudos topográficos podem ajudar os arquitectos a fazer um planeamento mais eficiente da obra que estão a construir.

Em cidades com um relevo acidentado, como é o caso de Lisboa (famosa pelas suas “7 colinas”), os estudos topográficos podem ser ainda mais informativos. A topografia ajuda o arquitecto a perceber qual é o melhor local para colocar os alicerces, por exemplo. O projecto da casa pode acompanhar as particularidades do terreno e inserir-se melhor no ambiente que o rodeia.

Ainda mais recentemente, a topografia tem aparecido em notícias relacionadas com as operações de resgate - como a operação que acabou por salvar 13 pessoas encurraladas numa caverna na Tailândia ou os 33 mineiros encurralados no Chile. Em ambas as situações, um conhecimento topográfico mais aprofundado da região teria permitido perceber onde é que os sobreviventes se poderiam ter refugiado.

Um bom mapa topográfico daria informação sobre os cursos de água na região, as alterações de altitude e muitas outras informações indispensáveis, o que pouparia tempo às equipas de resgate. Portanto, se vai construir uma casa ou um prédio, ter um bom conhecimento do local é também uma questão de segurança. Algumas empresas até já se especializam em “análise de risco” com recurso a conhecimentos de topografia e geologia.

Pouco a pouco, há cada vez uma maior consciencialização sobre a importância da topografia. É por isso que as pesquisas por profissionais de topografia em Lisboa têm vindo a aumentar nas plataformas de prestadores de serviços, como a startup portuguesa Fixando. As pessoas procuram topógrafos maioritariamente para obterem licenças de construção, mas cada vez têm mais interesse em ter toda a informação.

Assim, apesar de ainda ser uma profissão muito subestimada em Portugal, tudo indica que haja cada vez mais necessidade de contratar topógrafos. Como profissional independente, aposte num forte presença online para encontrar clientes interessados nos seus serviços!

Comentários

Mensagens populares