Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Reparos com Estilo: Estofador para Móveis Sofisticados

Ao longo dos anos, os móveis estofados começam a acusar o tempo. Os sofás afundam-se. As cabeceiras da cama mudam de cor pela exposição ao Sol. As cadeiras começam a ficar gastas. E às vezes os nossos gatos ainda dão a machadada final nos móveis porque arranham! Portanto, neste artigo quero deixar-vos algumas ideias para arranjos com estilo. Porquê arranjar em vez de comprar novo? Antes de mais, sei que muitas pessoas vão pensar que “quando se estraga, compro novo”. “Compro barato e, quando se voltar a estragar, volto a comprar.” No entanto, essa não é de todo a minha mentalidade. Penso que é melhor investir em peças boas e, se me “cansar” delas ou se se “estragarem”, é sempre possível fazer arranjos e alterações. Sustentabilidade : arranjar os seus móveis é mais eco-friendly do que comprar móveis novos. Em vez de desperdiçar recursos, nomeadamente madeira, reaproveita as coisas antigas. Personalização : junte o útil ao agradável e aproveite a remodelação para mudar a decoração de casa

Preparados para as novas regras dos recibos verdes?



Novo orçamento estado, novas regras para os trabalhadores independentes. As regras mudam quase de ano para ano e em 2019 vai haver muitas alterações. As contribuições para a segurança social são feitas apenas com base no valor facturado nos últimos 3 meses (e não no último ano civil) e os trabalhadores que declaram valores até 8.000€ ficam isentos de IRS. 




Como a maioria dos trabalhadores independentes não tem um contabilista certificado ao leme das contas, é importante manterem-se informados sobre estas alterações. Para quem não tem possibilidade de pagar a um contabilista, seguir blogs como o e-konomista ou o saldo positivo é das alternativas populares. Mas nenhum destes blogs é escrito por um profissional de contabilidade, por isso convém sempre verificar. 

Uma forma de verificar é consultar mais do que um blog, preferencialmente um que seja da autoria de um contabilista. A outra alternativa é ligar para a linha de apoio das Finanças ou escrever uma mensagem directamente no site da autoridade tributária para confirmar, mas ambos os serviços funcionam com atrasos. Já na segurança social, só mesmo marcando horário numa repartição.

Um dos blogs que recomendamos é o Tia Patinhas, que tem vários posts dedicados ao IRS, ao Crédito Habitação, um guia para quem passa recibos verdes e um post sobre as alterações para os recibos verdes em 2019. Nenhum blog ou website tem valor legal, mas se duas fontes dizem o mesmo… então é porque provavelmente está certo. 

Lembrem-se que estar a par das alterações fiscais não só é importante para a vossa profissão, para não estar em falta para com o estado, mas também para poupar dinheiro. A forma como preenchemos o IRS influencia o que temos a pagar e a receber, por exemplo. Calcular e negociar o crédito habitação é outro passo importantíssimo em que as contas da Patinhas vos pode ajudar.

Comentários

Mensagens populares