Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Reparos com Estilo: Estofador para Móveis Sofisticados

Ao longo dos anos, os móveis estofados começam a acusar o tempo. Os sofás afundam-se. As cabeceiras da cama mudam de cor pela exposição ao Sol. As cadeiras começam a ficar gastas. E às vezes os nossos gatos ainda dão a machadada final nos móveis porque arranham! Portanto, neste artigo quero deixar-vos algumas ideias para arranjos com estilo. Porquê arranjar em vez de comprar novo? Antes de mais, sei que muitas pessoas vão pensar que “quando se estraga, compro novo”. “Compro barato e, quando se voltar a estragar, volto a comprar.” No entanto, essa não é de todo a minha mentalidade. Penso que é melhor investir em peças boas e, se me “cansar” delas ou se se “estragarem”, é sempre possível fazer arranjos e alterações. Sustentabilidade : arranjar os seus móveis é mais eco-friendly do que comprar móveis novos. Em vez de desperdiçar recursos, nomeadamente madeira, reaproveita as coisas antigas. Personalização : junte o útil ao agradável e aproveite a remodelação para mudar a decoração de casa

Dicas para escolher o tamanho adequado do ar condicionado para o seu espaço



Escolher o tamanho adequado do ar condicionado é fundamental para garantir o conforto térmico e a eficiência energética da sua casa. Se comprar um ar condicionado com pouca capacidade, não vai sentir nenhum conforto dentro de casa. Se comprar um ar condicionado demasiado grande, vai desperdiçar energia. Por isso, siga as nossas dicas para escolher o tamanho do ar condicionado para a sua casa! 


1. Calcule a área do espaço 

O primeiro passo para escolher bem o tamanho do ar condicionado é medir a área que deseja climatizar. Se tiver a planta da casa, é fácil. Caso contrário, meça o comprimento e a largura da divisão e multiplique essas duas medidas para obter a área em metros quadrados (m²). Caso o espaço tenha formas irregulares, divida-o em secções retangulares e calcule a área de cada uma separadamente, somando os resultados no final. 


2. Considere a exposição solar

Além da área, há mais factores que influenciam o tamanho e a capacidade do equipamento do ar condicionado. Um deles é a exposição solar do espaço. Se a sua casa recebe muita luz solar directa durante grande parte do dia, precisa de um ar condicionado com uma capacidade maior para garantir uma temperatura agradável. Pelo contrário, se a sua casa tende a ser fresca, o uso do ar condicionado será bem menos intensivo.


3. Verifique o isolamento térmico

Tal como a exposição solar, o isolamento térmico também influencia a eficiência energética da casa. Por isso, é o terceiro factor que deve ter em consideração ao escolher o aparelho de ar condicionado. Quando a casa tem mau isolamento, vai haver mais perdas de calor (no Inverno) ou transferências de calor (no Verão) e o ar condicionado tem de funcionar em permanência. Por isso, precisa de um aparelho com mais capacidade. 


4. Avalie a quantidade de pessoas

Se está a comprar um ar condicionado para um espaço comercial e não para uso doméstico, a quantidade de pessoas que vai ocupar o espaço é um factor relevante. Em áreas com grande circulação de pessoas, como escritórios, salas de reunião ou restaurantes, a carga térmica aumenta consideravelmente. Nesses casos, é recomendável optar por um ar condicionado com capacidade ligeiramente superior ao necessário para a área.


5. Verifique a potência em BTUs

A capacidade de refrigeração dos aparelhos de ar condicionado é medida em BTUs. Quanto maior o número de BTUs, maior a capacidade de refrigeração do equipamento. Para calcular a capacidade ideal em BTUs para o espaço que quer arrefecer, use seguinte fórmula:


BTUs = Área do espaço (m²) x 600 (para ambientes com pouca exposição solar) x 800 (se houver muita exposição solar) 


6. Verifique a classificação energética do ar condicionado

Depois de decidir qual é a capacidade adequada para o seu espaço, vai dar conta que há vários modelos que correspondem ao que procura. Por isso, tem de começar a pensar em factores de desempate. Ao escolher um ar condicionado, preste atenção à classificação energética do aparelho. Opte por equipamentos com elevada eficiência energética, pois estes consomem menos energia e oferecem maior desempenho.


7. Considere o tipo de ar condicionado

Há diferentes tipos de ar condicionado, nomeadamente os ar condicionado tipo monosplit, multisplit, murais, de parede ao tecto, e por aí em diante. Cada tipo de ar condicionado possui características específicas que devem ser consideradas na escolha do tamanho adequado. Por exemplo, como os sistemas split são compostos por uma unidade interna e outra externa,  a capacidade de refrigeração é distribuída entre elas.


8. Consulte um profissional especializado

Ainda tem dúvidas sobre o ar condicionado certo para a sua casa? Para garantir que faz a escolha mais adequada, aconselhe-se com um profissional especializado quando pedir um orçamentos para ar condicionado. Um técnico qualificado poderá fazer um estudo detalhado do ambiente e indicar o tamanho correto do ar condicionado para o espaço em questão. 


Ao seguir essas dicas, vai conseguir escolher o tamanho adequado do ar condicionado para a sua casa, loja ou escritório. Lembre-se de que comprar um ar condicionado da dimensão certa proporciona mais conforto térmico, eficiência energética e uma atmosfera agradável durante todo o ano. Depois de escolher e instalar o ar condicionado, não se esqueça de limpar o ar condicionado.

Comentários

Mensagens populares