Muitos dos apoios que estão a chegar para o Portugal 2020 são apoios à internacionalização das nossas empresas. Mas se o seu objectivo é mesmo expandir-se além fronteiras, então há um primeiro passo que é óbvio para qualquer marketer digital: um website funcional, com cuidados de SEO e de UX. Não sabe o que significam estas duas siglas? Nós explicamos.
SEO significa “search engine optimization” ou, trocado por miúdos, optimização para motores de busca (como o Google, o Yahoo e o Bing). Uma das principais variáveis a nível de SEO é o conteúdo: a inserção de palavras-chave nos sítios correctos e o meta-conteúdo. A restante, é inerente à construção do website: os headings devem estar bem-definidos, o código tem que ser leve.
Os motores de pesquisa penalizam cada vez mais os websites que demoram muito a carregar. Mas se pensa que não há nada a fazer a esse respeito, pense de novo.
Um bom programador vai preferir código em HTML, apenas com o essencial em Java. Da mesma forma, vai ter cuidado ao escolher plugins que tornem o HTML ainda mais compacto e fácil de carregar. As páginas com muitas imagens são as mais críticas.
Quanto ao
UX significa “user experience” ou, em bom português, experiência do utilizador. Tal como o nome explica, isto refere-se à experiência e à facilidade com que o utilizador pode navegar o website. É este ponto que torna o
web designer tão importante: esta
é a pessoa que vai estruturar toda a informação que quer transmitir e escolher a melhor forma de o fazer. Ser visualmente apelativa é tão importante como garantir que o utilizador a encontrar facilmente.
Entre os cuidados de UX, nomeamos: a
organização do menu, os destaques
da homepage, fazer ligações entre páginas e planear a ‘
customer journey’ (a viagem do utilizador até à compra), inserir um motor de pesquisa dentro do próprio website, colocar os
filtros adequados na loja e preparar o website para a
automação de marketing. Já para não falar, claro, que deve estar
brand-aligned com a sua empresa.
Como vê, só tem a ganhar ao deixar o seu website na mão de profissionais. Se está à procura de
web designers em Lisboa ou de
web designers no Porto, escolha apenas entre os melhores.
Comentários
Enviar um comentário