Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Gestão de condomínios: como escolher a empresa certa

Quem mora em apartamentos sabe que as reuniões de condomínio podem azedar facilmente. Discórdias sobre como aplicar o dinheiro, quezílias entre vizinhos, queixas sobre o barulho… o rol é quase infindável. Por vezes, contratar uma empresa que seja experiente em todas as questões, e que seja um terceiro partido isento, pode facilitar as negociações. Mas como escolher a empresa de gestão de condomínios certa? Procurar empresas de gestão de condomínios online Reserva um hotel para as suas férias sem ler as avaliações online? Aposto que não. Então, porque faria diferente com uma empresa que vai gerir o condomínio onde vive todo o ano? Se os seus vizinhos estão à procura de uma empresa, recomendo começar por procurar uma empresa de gestão de condomínios na Fixando. Caso nunca tenha usado a Fixando, descanse. Basta preencher um formulário rápido sobre o que pretende. A seguir, a Fixando encarrega-se de enviar o seu pedido às empresas de gestão de condomínio registadas na sua zona. Por exempl...

Como abrir actividade nas finanças?

Departamento de Finanças Portugal




Se está a pensar trabalhar por conta própria, precisa de abrir actividades nas finanças. O processo é simples e só precisa de entregar uma declaração de início de actividade.


Há duas opções para abrir actividade nas finanças. Uma é fazer este processo online, através do Portal das Finanças. Não tem de sair de casa, não precisa de ficar na fila e é gratuito. Primeiro precisa entrar no Portal com a senha e password, que já deve ter para preencher o IRS todos os anos (por exemplo), e escolher a opção “início de actividade > entregar declaração”. Depois, o site vai pedir que confirme a informação com a sua chave móvel digital, que deve estar actividade. Mais tarde, vai receber uma carta na sua morada fiscal a confirmar esta alteração.


A outra opção para abrir actividade nas finanças é ir um balcão das finanças (quer seja uma repartição, ou um balcão da AT numa Loja do Cidadão). Precisa de levar consigo o Cartão de Cidadão, o passaporte ou um cartão de contribuinte (se ainda não tiver CC, nomeadamente para residentes). Nestes casos, há um custo de alguns cêntimos associado a este serviço. Também pode ter de esperar algum tempo, uma vez que tem de tirar a senha A (geral).


O meu conselho é definir previamente como vai preencher a declaração de início de actividade nas finanças. Procure previamente quais são os códigos CAE ou o código CIRS da actividade que pretende exercer. Também tem de apresentar uma estimativa de quanto vai ganhar. Se prever receber até €10.000 ou menos, não tem de pagar IVA. Se o volume de negócios for superior a este valor, deve escolher se quer pagar o IVA numa base mensal ou trimestral. (A opção mensal só é obrigatória acima de €650.000.)


Outra coisa que precisa de decidir é se opta pela contabilidade em regime simplificado ou por contabilidade organizada. No regime simplificado, as Finanças assumem que 75% do rendimento é tributável e 25% deve ficar isento. Com a contabilidade organizada, faz as contas mensalmente e precisa de ter um TOC. No entanto, esta última modalidade compensa para quem tem muitas despesas. Procure um serviço de consultoria para perceber quais são as opções mais vantajosas para si.


Finalmente, deve indicar se pretende fazer aquisições intracomunitárias (importar da UE), transmissão intracomunitárias (exportar para a UE), exportações, importações (de países terceiros).

Comentários

Mensagens populares