
Gostava de abrir o seu próprio negócio, mas não tem nenhuma ideia para um produto? Precisa de começar a facturar imediatamente? Não se quer encarregar do desenvolvimento de marca, nem entende nada de branding? Então, talvez deva investir num franchising.
Pelo contrário, acha que tem um bom conceito e gostava de expandir a sua empresa? Já várias pessoas lhe propuseram sociedade? Então, talvez deva desenvolver um franchising.
O que é um franchising?
O franchising é um acordo comercial em que um franqueador (o detentor da marca) permite ao franqueado explorar e usar a sua marca, patente, infraestrutura e know-how, bem como a distribuir os seus produtos. A vantagem para o franqueador é receber uma certa quantia (valor único, mensal, ou royalties), enquanto o franquiado investe numa empresa com um modelo de negócio já bem oleado e, de preferência, com reconhecimento no mercado.
Muitas cadeias que vemos em centros comerciais, por exemplo, são franquias ou franchisings. Por outras palavras, não pertencem à empresa-mãe, mas sim a um indivíduo ou empresa separado, que adquiriu o direito a usar a marca. Alguns exemplos de marcas bem conhecidas que funcionam em regime de franchising encontram-se a
Remax ou os supermercados
Minipreço.
Como desenvolver um franchising?
Por outro lado, se já tem um conceito de loja, e um negócio bem-sucedido, talvez queira expandir a sua rede de lojas. Só tem de fazer uma pergunta a si próprio: o seu negócio é replicável? Ou depende das pessoas que tem consigo na sua equipa? Por exemplo, se o seu negócio depende da sua equipa criativa ou da interação que os seus vendedores têm com o cliente, pode ser difícil de “repetir o sucesso”.
Por outro lado, se tiver um modelo de negócio bem definido, com produtos que obedecem sempre às mesmas regras e normas, esta pode ser uma boa forma de expandir a sua marca. Basta encontrar pessoas que queiram levar o projecto para outra cidade e crescer consigo.
Para preparar melhor o contrato e o modelo de replicação do negócio – afinal de contas, também não quer que alguém estrague o bom nome da sua marca – procure a ajuda de um
consultor de franchising ou o
preço de outros serviços, como um consultor de gestão.
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