Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Gestão de condomínios: como escolher a empresa certa

Quem mora em apartamentos sabe que as reuniões de condomínio podem azedar facilmente. Discórdias sobre como aplicar o dinheiro, quezílias entre vizinhos, queixas sobre o barulho… o rol é quase infindável. Por vezes, contratar uma empresa que seja experiente em todas as questões, e que seja um terceiro partido isento, pode facilitar as negociações. Mas como escolher a empresa de gestão de condomínios certa? Procurar empresas de gestão de condomínios online Reserva um hotel para as suas férias sem ler as avaliações online? Aposto que não. Então, porque faria diferente com uma empresa que vai gerir o condomínio onde vive todo o ano? Se os seus vizinhos estão à procura de uma empresa, recomendo começar por procurar uma empresa de gestão de condomínios na Fixando. Caso nunca tenha usado a Fixando, descanse. Basta preencher um formulário rápido sobre o que pretende. A seguir, a Fixando encarrega-se de enviar o seu pedido às empresas de gestão de condomínio registadas na sua zona. Por exempl...

O que significa Layoff?





Ao longo dos últimos meses, muito se tem falado em layoffs, sobretudo em layoff dos funcionários das empresas de turismo e restauração. Mas sabe o que significa layoff? E que direitos tem enquanto estiver em layoff?

O que é o layoff?


O layoff consiste num suspensão temporária do contrato trabalho, durante o período em que a empresa não consegue assegurar o pagamento de salários. Esta suspensão pode ser total (ou seja, o trabalhador fica dispensado do trabalho) ou parcial (em que há uma redução horária, mas não a suspensão total).


Em Portugal, o layoff é justificado por motivos de mercado (redução acentuada da procura/ crise económia), motivos estruturais ou tecnológicos (que impedem a actividade habitual da empresa), catástrofes naturais ou outras ocorrências que impeçam o funcionamento normal das empresas (como aconteceu com a pandemia de COVID-19).


Além disso, a empresa deve demonstrar que suspender o pagamento de salários é a única forma de acessar a viabilidade económica da empresa e manter os postos de trabalho no futuro. Durante a pandemia há um regime especial de “layoff simplificado”, uma vez que a pandemia originou uma vaga de layoffs sem precedentes. O período normal de layoff (6 meses) também foi estendido. Se é empregador e procura informação sobre este tema, procure um serviço de consultoria e aconselhamento de Segurança Social.

Quais são os direitos dos trabalhadores em layoff?


É importante saber que, mesmo em layoff, tem direito a receber uma compensação que corresponde, no mínimo, a ⅔ do salário mensal ilíquido, comparticipada pela Segurança Social. Deve receber, no mínimo, o salário mínimo nacional. Também recebe o subsídio de Natal e de Férias.


Para compensar esta perda, pode exercer actividades remuneradas fora da empresa, bolsas do IEFP e mantêm o direito às prestações se segurança social (com a excepção do subsídio de desemprego). Durante o período de layoff, continua a descontar para a Segurança Social com base na remuneração auferida e continua a contagem de tempo de serviço. Se tem dúvidas quanto à declaração de IRS durante o período de layoff, peça a um contabilista que reveja a sua declaração de impostos.


Se combina a actividade por conta de outrém com a actividade independente, procure o preço deste de de outros serviços na Fixando.

Comentários

Mensagens populares