Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Como Organizar o Tempo para os Exames Nacionais

1. Estabelecer um horário O primeiro passo para organizar o tempo para os exames nacionais é estabelecer um horário de estudo. Se pensar no estudo como um trabalho, não deve estudar mais do que oito horas por dia. Isto porque, ao contrário do que se pode pensar, estudar mais não é estudar melhor. Pelo contrário, é contraproducente. O nosso cérebro tem a capacidade de ficar completamente concentrado durante 30 minutos. Algumas pessoas conseguem focar-se mais tempo, mas nunca mais de 90 minutos. Por isso, não adianta forçar o estudo. Precisa de estudar meia hora ou uma hora de cada vez, sempre com breves pausas pelo meio. 2. Fazer pausas para refeições Por falar em estabelecer um horário, é importante fazer refeições completas. Saltar refeições só faz com que o nosso corpo entre ainda em mais esforço! Os estudantes devem fazer um pequeno almoço completo, refeições equilibradas ao almoço e ao jantar . Além disso, podem comer alguns snacks a meio da manhã e da tarde. Quem está a estudar

Como prolongar a vida útil de um electrodoméstico?



Os electrodomésticos estão tão caros que o melhor é garantir que os que já temos em casa duram, e duram… e duram. Por isso, aqui ficam algumas dicas para prolongar a vida útil dos electrodomésticos e mantê-los em bom estado durante mais tempo 👇



Manter o electrodoméstico bem limpo

Uma das coisas mais fáceis que pode fazer para prolongar a vida útil dos seus electrodomésticos é manter os electrodomésticos limpos e em bom estado. Por exemplo, deve trocar o filtro do exaustor, limpar as bocas do fogão a gás e o interior da máquina de lavar. Mas atenção! Deve-se utilizar sempre detergentes neutros e pouco abrasivos para não danificar os electrodomésticos.


No caso do fogão e dos eletrodomésticos em inox, aconselha-se a usar panos húmidos, de preferência de microfibra, para não riscar. Se comprar produtos abrasivos ou que não são indicados para limpar os electrodomésticos, pode piorar a situação. Na maioria das vezes, o clássico água e sabão é suficiente! Já para as máquinas de lavar a loiça e roupa, basta fazer um ciclo com a máquina vazia.


Substituir peças ao longo da sua vida útil

Nada dura para sempre! Por isso, é importante ir substituindo as peças que começam a dar problemas. No caso dos electrodomésticos com filtros (como o exaustor ou o ar condicionado), é importante substituir os filtros a cada 3 meses. Já no termoacumulador, por exemplo, pode ser preciso substituir o termostato. Nos electrodomésticos com resistências, pode ser necessário trocar a resistência com alguma regularidade.


Em resumo: para prolongar a vida útil dos electrodomésticos, convém fazer manutenção. Assim que der conta que há um problema, procure um técnico que faça o arranjo de electrodomésticos e substitua as peças que estão estragadas. Se tem electrodomésticos a gás, também é importante fazer a inspecção obrigatória a cada 5 anos para garantir que está tudo a funcionar da melhor forma.



Evitar as diferenças de temperatura

As diferenças bruscas de temperatura obrigam o electrodoméstico a fazer mais esforço para manter a temperatura ideal. Por isso, como já deve ter ouvido, convém que o frigorífico não esteja exposto ao Sol. Além disso, também deve evitar que o fogão e o frigorífico estejam lado a lado (e quem diz fogão, diz o forno encastrado, o microondas, etc…) e colocar panelas ainda quentes dentro do frigorífico. Espere que arrefeça!


Não abrir as portas durante muito tempo

Ainda acerca das diferenças de temperatura, é importante evitar abrir a porta do frigorífico, da arca, do forno ou da máquina de secar a roupa durante muito tempo. Não só acaba por gerar diferenças de temperatura bruscas, que obrigam o electrodoméstico a fazer mais esforço, como gasta mais energia e electricidade. Portanto, lembre-se desta regra: para poupar, não abra as portas durante muito tempo!

 

Adicionar os alimentos frios primeiro

Outra dica de ouro para prolongar a vida útil dos electrodomésticos é não processar alimentos demasiado frios com a varinha mágica ou com o liquidificador (por exemplo, alimentos acabados de sair do congelador ou até gelo). Isto porque o gelo vai danificar a lâmina rapidamente. Ao usar o liquidificador, adicione primeiro os líquidos e só depois os sólidos, para não sobrecarregar o motor.


Não usar mais detergente do que o necessário

Algumas pessoas gostam de deitar mais detergente para “lavar melhor” a roupa ou “deitar mais cheiro”. No entanto, deitar detergente a mais vai fazer com que o detergente se acumule na máquina, o que pode estragar o seu interior. A dose indicada de detergente é mais do que o suficiente mesmo para lavar a roupa suja. E, ao preço a que está, não vale a pena estar a deitar mais sem necessidade!



Esvaziar os bolsos antes de pôr a loiça na máquina

Por falar em máquina de lavar a roupa, outro cuidado que deve ter para prolongar a vida útil deste electrodoméstico é esvaziar os bolsos da roupa. Não quer que os objectos esquecidos no bolso furem a borracha ou os tubos da máquina! Além disso, no caso do papel (atenção às etiquetas na roupa nova!), podem entupir os canos da máquina com facilidade.



Limpar os pratos antes de pôr a máquina da loiça

Outro truque para prolongar a vida útil da máquina da loiça – além de a manter limpa, como já mencionei acima – é não pôr pratos muito gordurosos ou restos de comida na máquina. A gordura acumula-se tanto nos tubos da máquina como nos canos, o que pode levar a entupimentos frequentes e ao desgaste da máquina.


Estas são as minhas dicas para prolongar a vida útil dos electrodomésticos. E se a vossa pergunta é quanto custa arranjar um electrodoméstico, direi sempre: menos do que comprar um novo!


Comentários

Mensagens populares