Apresentados

Qual o melhor tipo de coloração para o seu cabelo?

Fiquei a saber que um milhão de portuguesas pinta o cabelo de louro. Será que o louro também é a cor indicada para si? Ou ficava melhor se fosse ruiva? Qual passa uma imagem mais profissional? De certeza que já conheceu pessoas que não ficam bem de cabelo pintado, pois não encaixa no resto do visual. A pensar nisso, deixo aqui algumas dicas para escolher o melhor tipo de coloração para o seu cabelo. 




 Identifique a sua cor base


O primeiro passo para escolher a melhor coloração para o seu cabelo é identificar a sua cor base. Olhe para a tabela de cores e escolha o preto, o castanho, o ruivo ou o loiro mais próximo da sua cor natural. Se a cor que quer pintar for só dois tons mais claros, só precisa de usar um oxidante leve. Por outro lado, se quer pintar cores que estão a quatro ou mais tons “distância”, tem de fazer a descoloração duas vezes, o que danifica mais o cabelo.


Avalie o subtom da sua pele


Por norma, os resultados mais naturais são com as cores que não ficam muito distantes da nossa cor natural. No entanto, para escolher uma tonalidade que combine bem com a sua pele, precisamos de avaliar o subtom da sua pele. Se tem um subtom frio (veias azuis), pode arriscar em cores de fantasia e no louro. Pelo contrário, se tem um subtom frio (veias verdes), fica melhor com tons acobreados e avermelhados. 



Considere a manutenção


Ao escolher o melhor tipo de coloração para o seu cabelo, tenha em consideração o preço de uma cabeleireira e pense quantas vezes por mês é que quer ir ao cabeleireiro. Algumas tonalidades, sobretudo os ocres, exigem retoques frequentes para manter o brilho e a intensidade da cor. Por outro lado, as que têm uma aparência mais natural misturam-se melhor com as raízes e não exigem tanta manutenção.



Pense na sua profissão


Quer queiramos ou não, os outros julgamos pelo nosso aspecto. Se tem uma profissional em que deve manter um aspecto formal (bancária, hospedeira de bordo, gestora, advogado, etc), não é boa ideia pintar o cabelo com uma cor de fantasia, como cor-de-rosa ou azul. Nesses casos, é melhor optar por cores mais sóbrias e que parecem mais naturais. Por outro lado, se trabalha em casa, isso já pode não ser uma preocupação!



Faça o teste de mecha


Quando já estiver mais ou menos decidida, faça o “teste de mecha” antes de aplicar a tinta em todo o cabelo. Ou seja, teste a tinta numa parte escondida do seu cabelo para ver como reage ao produto e se a cor é que está à espera. Não só vai perceber se tem alguma reagia ou reacção indesejada, como consegue confirmar se a cor é mesmo aquilo que pretende. Isto é válido tanto para pintar o cabelo no cabeleireiro, como para quem pinta em casa.


Na dúvida, pinte mais claro


É mais fácil escurecer do que clarear. Por isso, se estiver na dúvida entre dos tons, escolha o mais claro. Se não gostar da cor quando abrir, pode sempre pintar um tom mais escuro. Por outro lado, se pintar o cabelo com o tom mais escuro, depois é muito difícil voltar atrás. No caso de não gostar de nenhum tom em específico, fale com uma colorista para fazer uma mistura de dois tons.


Consulte um cabeleireiro


Na dúvida, consulte um cabeleireiro. Um cabeleireiro é a melhor pessoa para avaliar a saúde dos seus fios, escolher uma cor que o danifique menos, que fique bem com o seu corte, tipo de cabelo e tom de pele. Pode carregar aqui para encontrar cabeleireiros em Leiria e em praticamente todas as cidades do país. Se for possível, marque com uma colorista (profissional especializada em pintar cabelos). 




Espero que estas dicas sejam úteis para escolher o melhor tipo de coloração para o seu cabelo. Para a pintura durar o máximo de tempo possível, deixo aqui algumas dicas de beleza caseiras para cuidar do seu cabelo. Com os devidos cuidados, poderá exibir um cabelo lindo, saudável e cheio de vida, e que tem tudo a ver consigo e com a sua personalidade. 




Comentários

Mensagens populares