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Gestão de condomínios: como escolher a empresa certa

Quem mora em apartamentos sabe que as reuniões de condomínio podem azedar facilmente. Discórdias sobre como aplicar o dinheiro, quezílias entre vizinhos, queixas sobre o barulho… o rol é quase infindável. Por vezes, contratar uma empresa que seja experiente em todas as questões, e que seja um terceiro partido isento, pode facilitar as negociações. Mas como escolher a empresa de gestão de condomínios certa? Procurar empresas de gestão de condomínios online Reserva um hotel para as suas férias sem ler as avaliações online? Aposto que não. Então, porque faria diferente com uma empresa que vai gerir o condomínio onde vive todo o ano? Se os seus vizinhos estão à procura de uma empresa, recomendo começar por procurar uma empresa de gestão de condomínios na Fixando. Caso nunca tenha usado a Fixando, descanse. Basta preencher um formulário rápido sobre o que pretende. A seguir, a Fixando encarrega-se de enviar o seu pedido às empresas de gestão de condomínio registadas na sua zona. Por exempl...

Como a logística afecta a satisfação do cliente

Se tem uma loja, especialmente uma loja online, há um factor decisivo para fidelizar clientes: as entregas. Os clientes não gostam de esperar pelas suas encomendas. Por exemplo, se vai várias vezes a uma farmácia e tem de deixar tudo encomendado para dali a um ou dois dias, continua a ir à mesma farmácia? Se faz uma compra online, aceitaria não saber quando a encomenda vai chegar ou não ter um número de tracking para acompanhar o envio? 

Este é o cerne da questão, porque os clientes são como nós. Vejamos então como a logística afecta a experiência e satisfação do cliente. 



Como é que as entregas afectam a satisfação do cliente? 


Vamos a uma verdade universal: ninguém gosta de esperar. Queremos tudo para ontem. Por isso, demorar a entregar uma encomenda ou um pedido é um factor decisivo quando o cliente escolhe onde vai comprar. Então, antes sequer de falar em satisfação, podemos dizer que a logística é determinante para a sua capacidade de atrair e reter clientes. Os produtos que tem em stock, o tempo que demora a encomendar os que não estão em stock, o tempo que decorre entre recebê-los e fazê-los chegar ao cliente, tudo conta.

Suponhamos, por exemplo, que tem uma loja online. O site tem uma boa experiência de utilizador. As fotos são de boa resolução, a descrição do produto é cuidada e o site transmite confiança. O cliente verifica que aceita  vários métodos de pagamento, como Multibanco, MBWAY, cartão de crédito, e decide seguir para o checkout.

Mas, no checkout, surge um imprevisto: o envio. Se o envio é caro, o cliente pode abandonar o carrinho. Se é demorado, também pode procurar outra loja que envie mais rápido. No limite, se tiver muita urgência, até pode procurar uma loja local onde possa ir levantar logo a seguir. Mas, se decide avançar com a compra, é essencial  que o envio cumpra as expectativas; que chegue na data prevista, que possa ser acompanhado ao longo do tempo, e por aí em diante.  

Uma experiência negativa com a entrega provoca imensa frustração. Várias experiências negativas levam à perda de clientes, quebras nas vendas e danos à reputação da empresa, com as tradicionais queixas online. Pelo contrário, uma boa experiência reforça a confiança dos consumidores na marca e contribui para a retenção dos clientes. E isso, como vamos ver, está directamente relacionado com a logística.

Finalmente, um dado curioso sobre as entregas de encomendas. Um estudo da PwC chegou à conclusão que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pela conveniência. Isto significa, entre outras coisas, que estão dispostos a pagar mais para receber a encomenda mais rápido. Ou a pagar mais numa loja local para não ter de esperar pela entrega. Quando competimos com os mesmos produtos, o importante é a qualidade do serviço. 

Como é que a logística afecta o tempo de entrega?

Agora que já estabelecemos que a rapidez das entregas é importante para a fidelização dos consumidores e uma vantagem competitiva, vejamos como agilizar estes processos. Desenvolver uma boa logística é essencial para proporcionar uma boa experiência e satisfação ao cliente. Tal como um café onde a linha de montagem está bem afinada e as torradas chegam rápido à mesa. 

  • Comparar várias empresas de transporte. O primeiro passo para facilitar o processo de logística é comparar várias empresas de transporte. Deve comparar diversos serviços de entrega em termos de preço, tempos de entrega e até diferentes serviços (por exemplo, estafetas dentro da mesma cidade, prova de entrega, entrega em pontos de recolha, e por aí em diante).


  • Definir onde será feita a recolha das encomendas. As grandes lojas, como a Amazon ou o Continente, têm diversos “centros logísticos” que usam para gerir as entregas e enviar produtos para as lojas, respectivamente. No caso das lojas mais pequenas a questão é mais simples. Mas, ainda assim, pode fazer diferença ter uma equipa e um espaço dedicados apenas à loja online, por exemplo.


  • Estabelecer prazos e dias de envio para as encomendas. Outra questão importante é estabelecer prazos e dias de envio para as encomendas. Se quiser vender produtos perecíveis, como frutas, legumes ou pão, se calhar só vale a pena fazer os envios no início da semana, à segunda e à terça, para garantir que o cliente recebe os produtos no decorrer da semana.


  • Automatizar o envio de dados e melhorar as embalagens. Por último, há pequenos passos que podemos tomar para facilitar os envios. Por exemplo, é bom não ter de preencher manualmente a informação do destinatário e ter uma integração entre o seu software e o software da transportadora. Também pode pensar nas embalagens de forma a que sejam fáceis de montar, ao mesmo tempo que garantem que os produtos chegam bem ao destino final. 



Quando procurar uma nova transportadora para a minha loja?


Há vários sinais que demonstram que os seus clientes estão insatisfeitos: 

  • telefonam a perguntar quando é que vão receber a encomenda

  • entram em contacto para pedir o código de tracking e seguir o envio

  • queixam-se que a transportadora nunca toca à campainha e não cumpre prazos

  • perde vários clientes devido ao custo de envio

  • há perda de produtos devido aos atrasos nas entregas 

Se disse sim a todas estas perguntas, convém procurar uma nova transportadora. Além das transportadoras habituais, como os CTT, a CTT Expresso, a DPD, a DHL, a GLS ou a UPS, também há transportadoras rápidas a nível local, que podem ajudar a impulsionar o seu negócio junto de clientes mais próximos. 


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