Apresentados

6 Erros a Evitar na Pintura de Interiores

Estão a pensar pintar a vossa casa? Quer estejam a pensar contratar um pintor ou pintar sozinhos, aqui ficam 6 erros a evitar na pintura de interiores!




Pintar sem experimentar a tinta 


Um dos maiores erros a evitar na pintura de interiores é não experimentar a tinta. Muitas pessoas escolhem a tinta por catálogo ou com base na cor que aparece na embalagem. No entanto, há sempre uma grande variação entre a cor que se vê no ecrã do computador, a que está no catálogo e que vai para a parede. Por isso, a única forma de confirmar a cor é comprar uma lata de teste.


Aliás, o ideal é mesmo experimentar a tinta no local onde quer pintar. A percepção da cor muda consoante a claridade do espaço e a exposição solar, por exemplo. Isto é especialmente importante no caso das cores com mais nuance, como os brancos, e nas cores intermédias (por exemplo, cores entre o laranja e o rosa). Já para não mencionar que nem sempre as cores tendência encaixam na nossa casa! 


Escolher uma tinta demasiado mate ou demasiado brilhante


Outro erro a evitar na pintura de interiores é escolher o acabamento errado. As tintas brilhantes podem ajudar a aumentar a percepção de espaço, mas também tornam todos os erros da pintura e as falhas nas paredes ou na madeira mais perceptíveis. Por isso, se está a remodelar uma casa antiga, ou se não tem muita experiência a pintar, fuja das cores com mais brilho.


Depois temos o oposto, que é escolher uma tinta demasiado mate. A tinta mate não costuma ser lavável. Portanto, além de absorver a luz, também se notam todas as manchas, riscos e problemas que aparecem ao longo do tempo. Estão a ver novamente porque é que é importante experimentar a tinta e pedir um conselho ao pintor que vai fazer a obra? 


Usar uma tinta multisuperfícies para todos


Se tem diferentes tipos de superfícies para pintar (paredes, madeiras, metais, azulejos) não caia no erro de usar a mesma tinta para tudo. Apesar de haver boas tintas multi superfícies que são úteis para pintar pequenos detalhes, para áreas maiores convém ter uma tinta específica. Por exemplo, a tinta especificamente para azulejos é mais resistente à água e à humidade do que a tinta multiusos. 


Nas madeiras, também é importante procurar uma tinta específica para ter um acabamento agradável e duradouro. Mas atenção, porque nesse caso até convém confirmar com o pintor se pinta madeiras. Podem encontrar aqui serviços de pintura e pedir orçamento para aquilo que procuram.  


Não proteger as áreas que não vai pintar 


Se contratarem um pintor profissional, com certeza isso não vai acontecer. Mas, se estão a tentar pintar a casa sozinhos, é muito importante não se esqueçam de proteger as áreas que não vão pintar. Usem plásticos para cobrir a mobília, cartão para proteger o chão, fita de pintor para proteger os interruptores e as tomadas, etc. Caso contrário, vão acabar por manchar coisas que não é para pintar! 


Pintar num dia muito húmido


Por último, temos de falar da questão da humidade. Se pintar num dia muito quente, a pintura pode secar rápido demais. Se pintar num dia muito húmido, a tinta pode não aderir bem às paredes ou até ganhar bolor. Por isso, informe-se sobre a melhor altura do ano para pintar a casa. Convém contratar um pintor com antecedência para garantir que tem disponibilidade na altura do ano com a humidade ideal na sua zona! 


Escolher uma tinta barata para poupar


Outra coisa de que precisamos de falar é o custo da pintura de interiores. Sei que as tintas estão bastante caras, mas vale a pena investir numa tinta com um bom acabamento e com uma boa durabilidade. Não serve de nada poupar agora 100€ ou 200€ e ter de pintar outra vez daqui a 3 anos! Confirmem sempre qual é a marca de tintas que o pintor vai usar e, se tiverem de usar uma marca branca, procurem avaliações online antes de escolher.







Comentários

Mensagens populares